terça-feira, 21 de março de 2023

Portugal

Metrô do Porto, em Portugal, recebe primeiro trem chinês

13/02/2023 - Diário do Transporte

Por Alexandre Pelegi

Portugal é o primeiro país da União Europeia a comprar trens de metrô fabricados na China.

Neste sábado, 11 de fevereiro de 2023, o novo veículo do Metro do Porto foi apresentado no cais 3 da Estação da Trindade. É o primeiro de uma encomenda de 18 unidades.

A entrega do trem de metrô foi feita pela CRRC Tangshan, uma das maiores fabricantes de trens, trens de alta velocidade e veículos de metrô da China.

O CT (abreviatura de CRRC Tram) permancerá nesta estação até esta terça-feira (14). O objetivo é apresentá-lo aos usuários, que podem conhecer o veículo por fora e por dentro no período entre as 09h00 e as 20h00.

Em maio próximo, a primeira destas composições começa a circular comercialmente. Os novos trens chineses, à medida que forem sendo entregues, passarão a operar em todas as linhas da rede.

A nova composição, ora em exposição em Trindade, chegou ao Porto em dezembro passado e passou por uma série de operações preparatórias e a uma exaustiva bateria de testes.

Restam ainda, portanto, mais 17 composições do mesmo tipo, que chegarão aos poucos ao longo deste ano.

Com essa aquisição, a frota do Metro do Porto passará dos atuais 102 veículos para 120.

Com 35 metros de comprimento, cada CT possui peso global de 52 toneladas, podendo atingir uma velocidade de 80 km/hora. A capacidade é para 244 passageiros, dos quais 60 sentados.

Os 18 veículos do Metro do Porto, contratados à CRRC, representam um investimento de 49,6 milhões de euros (cerca de R$ 276,5 milhões), financiados pelo POSEUR (acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia) e pelo Fundo Ambiental do país. 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário